Pensar Enlouquece. Pense Nisto.



TV Infâmia

O que faz de um fato uma notícia? Outro dia encontrei a seguinte manchete na home-page do UOL: Britney Spears lambe pirulito que caiu no chão durante entrevista. Quer dizer que basta um "artista" (ah, essa palavra tão banalizada) fazer algo inusitado como plantar bananeira durante uma coletiva, ou cutucar o nariz no meio da gravação de um videoclipe, para que isso vire manchete em revistas, jornais, portais de Internet?

* * *

Fazendo meu costumeiro zapping pelos canais da TV, fui obrigado a parar alguns instantes no programa do Sérgio Mallandro para tentar assimilar a notícia que estava sendo anunciada por ele: "ganhei um prêmio da Academia Brasileira de Letras". Cético, fui vasculhar a Internet em busca de maiores informações, e eis que me deparo com a informação: Sérgio Mallandro recebeu o Prêmio Austregésilo de Athayde de Melhor Apresentador de Programa de Humor. Mais incrível foi descobrir outros contemplados com essa singela laureação: Zezé di Camargo & Luciano (Melhor Dupla Sertaneja), Rouge (Melhor Grupo Revelação), Swing & Simpatia (Melhor Grupo de Pagode), "A Praça é Nossa" (Melhor Programa de Humor) e "Falando Francamente com Sonia Abrão" (Melhor Programa de Variedades). Vocês só acreditam vendo? Então cliquem aqui.

Mas é preciso dizer que esse prêmio não é dado pela Academia Brasileira de Letras; apenas a cerimônia de entrega é realizada lá. O (ir)responsável por tudo isso é Alexandre Austregésilo de Athayde, produtor cultural e neto do ex-presidente da ABL. Em entrevista ao jornal O Dia, Alexandre afirma: "O nome do doutor Austregésilo dá credibilidade à premiação". A-hã.

A propósito: "TV Fama", singelo programa da Rede TV que, basicamente, consiste em apresentar fofocas da vida de artistas (sic), foi considerado o Melhor Programa de Entretenimento. Parafrasendo Nelson Rubens, "eu aumento, mas não invento!".

* * *

Até que demorou para que os teóricos da conspiração se manifestassem: "descobriram" mensagem subliminar na propaganda da cerveja Schin.

A esta altura do campeonato, quase todos já foram bombardeados com aquele comercial em que um monte de incautos oferecem a Nova Schin com o pegajoso slogan: "Experimenta! Experimenta! Experimenta!". Em meio a aparições-relâmpago de personalidades (sic) como Thiago Lacerda, Luciano Huck e Aline Moraes, eis que uma multidão mesmerizada pelo irresistível (cof, cof) sabor da Nova Schin encontra Zeca Pagodinho bebericando umas e outras em um boteco de beira de estrada. Um rapaz detém a passeata, cochicha algo no ouvido de Zeca e ele acaba tomando um gole da bendita cerveja.

Pois bem, eis a razão da nova chorumela: o que o cara sussurrou no ouvido do Zeca Pagodinho? Alguém que não tinha muito o que fazer da vida teve a pachorra de gravar um trecho desse comercial, inverter o áudio e amplificar o volume. O resultado? O rapaz teria dito:

- Vê se tu bebe isso aí agora cara, ou eu pego essa garrafa e enfio no seu rabo!

Não demora muito, aparecerá quem queira processar a Schincariol por induzir jovens a beber cerveja utilizando mensagens subliminares e palavras de baixo calão. Que dureza... Depois dessa, não dá vontade de tomar uma Dreher, aquela que "desce macio e reanima"? Melhor mesmo é ficar com a versão do comercial feita pelo Kibe Loco.

* * *

Para encerrar, outra manchete musical: Beyoncé Knowles está cansada de ser sexy. Não se aflija, Beyoncé, sei perfeitamente o que é ter essa sensação. ;)

Escrito por Inagaki às 03h59
[ ] [ envie esta mensagem ]



Uma esticada ali, um Botox aqui, e eis o resultado: Pensar Enlouquece com novo visual. Graças, principalmente, a Suzi Hong, criadora do logotipo bacana que a partir de hoje identifica este blog. E, bem, já que é hoje o dia das novidades, eis mais uma:

Clique aqui e vote em Pensar Enlouquece no iBest Blog!

Começou a primeira fase de votações do iBest, maior premiação da Internet brasileira. No ano passado, Pensar Enlouquece foi um dos três finalistas da categoria iBest Blog, pela votação popular. Vamos ver se consigo, ao menos, repetir a dose neste ano ("com o apoio dessa maravilhosa torcida e seguindo as orientações do professor, esperamos trazer um bom resultado..."). Para tanto, basta clicar neste singelo link:

http://premio.ibest.com.br/prevoting/prevote.asp?IDSite=342&IDCategoria=112&NomeSite=.Pensar+Enlouquece.%20Pense%20Nisto.&Selo=1

Desde já, obrigado a todos os abnegados que quiserem me dar uma força. Alea jacta est!

Escrito por Inagaki às 04h23
[ ] [ envie esta mensagem ]



Sonhos sonhos são?

Não costumo lembrar de meus sonhos, talvez porque eles não sejam interessantes o suficiente para sobreviver à luz do dia. Um amigo meu, ao tentar me ensinar a técnica para reter os fiapos de sonho após o sono, me passou a seguinte dica: deixar sempre um bloco de anotações e uma caneta ao lado da cama, e tratar de anotar tudo imediatamente após acordar. Pois bem, dito e feito. No meio da noite acordei, ainda bêbado de sono, escrevi tudo que havia acabado de sonhar e mergulhei novamente nos braços de Morfeu. Cerca de cinco horas depois, quando levantei pra valer, procurei pelo bloco. Mas nem em sonho eu conseguiria entender o que queriam dizer aqueles garranchos dignos de caligrafia de médico. Desencanei da tal técnica.

Ilustração original de Jukka Vuokko.Mas não posso deixar de invejar aqueles cujas tramas oníricas são dignas de Oscar. A Suzi, por exemplo, precisa um dia pôr no papel o sonho em que eu apanhei de tanta gente que os caras foram obrigados a fazer fila pra me dar porrada. Êta inconsciente violento o dessa menina! Mas enfim, pra não dizer que nunca sonhei nada de interessante, narrarei a seguir um que tive há alguns anos.

Estava eu subindo uma escada muito alta, tão alta que se erguia para além das nuvens. A certa altura, os degraus tornaram-se tão grandes que fui obrigado a escalar um por um a fim de continuar subindo. E assim o fiz, de degrau em degrau, até alcançar o cume. Só quando finalmente sentei para descansar e enxugar o suor que escorria da testa é que reparei: havia um elevador logo ao meu lado! Imediatamente após pousar meus olhos nele, o elevador abriu suas portas. Duas crianças, que não deviam ter mais do que cinco anos de idade, desceram dele. Nossos olhares se encontraram. Sem qualquer tom de malícia, censura ou gozação, elas apontaram seus dedos em minha direção. E então, sorriram para mim.

Escrito por Inagaki às 16h11
[ ] [ envie esta mensagem ]



Clique aqui para apoiar a criação do fã-clube de Manoelita Lustosa!Não sei por que a novela das oito continua sendo chamada de "novela das oito" quando ela nunca começa nesse horário, mas deixa pra lá: tergiverso, tergiverso. O que realmente me expressiona em Mulheres Apaixonadas (novela que tem até blog) é a repercussão ganha por tudo que acontece nesse dramalhão. Atores que fazem papéis de vilões, como Regiane Alves (intérprete de Dóris, uma neta desnaturada que maltrata os avós), Ana Roberta Gualda (Paulinha, uma filha desnaturada que maltrata o pai) e Dan Stulbach (Marcos, um marido desnaturado que maltrata a patroa), têm sido até mesmo agredidos nas ruas, tal é a revolta que seus personagens causam nos espectadores.

O melodrama de Manoel Carlos reverbera até mesmo neste cafofo virtual: semana passada recebi diversas visitas de internautas procurando por "No Caminho com Maiakóvski", poema de Eduardo Alves da Costa lido por Helena, personagem de Christiane Torloni. Graças à visibilidade dada por Mulheres Apaixonadas, as obras completas do Eduardo serão reeditadas e voltarão nas livrarias daqui a um mês. Outro exemplo blogueiro: após o movimento Gabriela Sou da Paz ter sido divulgado em capítulo exibido dia 6 de setembro, um post escrito por Claudia Letti em 4 de julho recebeu mais de 100 comentários provenientes de internautas que encontraram seu texto através do Google.

Contudo, preciso dar um destaque especial para a atriz que ilustra este post (em banner criado por Vincent Vega, do Mundo Foderoso). Manoelita Lustosa é a intérprete de Inês (basicamente, uma avó desnaturada que maltrata a neta), a personagem mais odiosa dessa novela, apesar da concorrência acirrada. Manoelita, atriz mineira, faz o seu primeiro papel na televisão. De maneira mais do que competente, diga-se de pante, narrarei a seguir um que tive há alguns anos.

Estava eu subindo uma escada muito alta, tão alta que se erguia para além das nuvens. A certa altura, os degraus tornaram-se tão grandes que fui obrigado a escalar um por um a fim de continuar subindo. E assim o fiz, de degrau em degrau, até alcançar o cume. Só quando finalmente sentei para descansar e enxugar o suor que escorria da testa é que reparei: havia um elevador logo ao meu lado! Imediatamente após pousar meus olhos nele, o elevador abriu suas portas. Duas crianças, que não deviam ter mais do que cinco anos de idade, desceram delssagem: poucas vezes vi uma personagem tão grotesca e asquerosa. Baby Jane é fichinha perto da avó da Salete.

Em tempo, só me recordo de uma outra novela com tantos vilões reles, ordinários, cruéis, desprezíveis e ruins pra dedéu: Vale Tudo, escrita por Gilberto Braga em 1988, cuja Liga da Injustiça incluía os pérfidos Odete Roitman, Maria de Fátima, César Ribeiro e Marco Aurélio. Alguma outra lembrança?

Escrito por Inagaki às 20h25
[ ] [ envie esta mensagem ]



Pensamentos insones

- Se noites insones matam neurônios, eu sou o Pol Pot do meu próprio cérebro.
- Por onde anda Dóris Giesse?
- Traquinas é um adjetivo assaz demodê.
- O som de uma tevê fora do ar é igual ao de um chuveiro ligado. Shhhhhhhh...
- Falsidade é uma goiaba cujo sorriso verde esconde a tristeza que sangra vermelha por dentro.
- Experimenta! Experimenta! Experimenta!
- Ser sociável é aplicar o conceito de trompe l'oeil às relações humanas.
- Como é terrível passar uma noite em claro com uma música da Christina Aguilera na cabeça.
- Piada interna é coisa de pinto sem cu.
- Achei a frase mais brega de todos os tempos: "a procura do amor perfeito é a força que me faz viver a cada dia".
- Superego se dissolve em insônia.
- Sono é um barco no qual você só consegue entrar depois que esquece que ele está lá.

Escrito por Inagaki às 06h28
[ ] [ envie esta mensagem ]

 
Meu perfil





BRASIL, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Cinema e vídeo, Arte e cultura, Cortázar, Carl Barks, Beatles, Hitchcock
ICQ - 16223430



Meu humor



Histórico
25/01/2004 a 31/01/2004
18/01/2004 a 24/01/2004
11/01/2004 a 17/01/2004
04/01/2004 a 10/01/2004
28/12/2003 a 03/01/2004
21/12/2003 a 27/12/2003
14/12/2003 a 20/12/2003
07/12/2003 a 13/12/2003
30/11/2003 a 06/12/2003
23/11/2003 a 29/11/2003
16/11/2003 a 22/11/2003
09/11/2003 a 15/11/2003
02/11/2003 a 08/11/2003
26/10/2003 a 01/11/2003
19/10/2003 a 25/10/2003
12/10/2003 a 18/10/2003
05/10/2003 a 11/10/2003
28/09/2003 a 04/10/2003
21/09/2003 a 27/09/2003
14/09/2003 a 20/09/2003
07/09/2003 a 13/09/2003
31/08/2003 a 06/09/2003
24/08/2003 a 30/08/2003
17/08/2003 a 23/08/2003
10/08/2003 a 16/08/2003
03/08/2003 a 09/08/2003
27/07/2003 a 02/08/2003
20/07/2003 a 26/07/2003
13/07/2003 a 19/07/2003
06/07/2003 a 12/07/2003
29/06/2003 a 05/07/2003
22/06/2003 a 28/06/2003
15/06/2003 a 21/06/2003
08/06/2003 a 14/06/2003
01/06/2003 a 07/06/2003
25/05/2003 a 31/05/2003
18/05/2003 a 24/05/2003
11/05/2003 a 17/05/2003
04/05/2003 a 10/05/2003
27/04/2003 a 03/05/2003
20/04/2003 a 26/04/2003
13/04/2003 a 19/04/2003
06/04/2003 a 12/04/2003
30/03/2003 a 05/04/2003
23/03/2003 a 29/03/2003
16/03/2003 a 22/03/2003
09/03/2003 a 15/03/2003
02/03/2003 a 08/03/2003
23/02/2003 a 01/03/2003
16/02/2003 a 22/02/2003
09/02/2003 a 15/02/2003
02/02/2003 a 08/02/2003
26/01/2003 a 01/02/2003
19/01/2003 a 25/01/2003
12/01/2003 a 18/01/2003
05/01/2003 a 11/01/2003
29/12/2002 a 04/01/2003
22/12/2002 a 28/12/2002
15/12/2002 a 21/12/2002
08/12/2002 a 14/12/2002
01/12/2002 a 07/12/2002
24/11/2002 a 30/11/2002
17/11/2002 a 23/11/2002
10/11/2002 a 16/11/2002
03/11/2002 a 09/11/2002
27/10/2002 a 02/11/2002
20/10/2002 a 26/10/2002
13/10/2002 a 19/10/2002
06/10/2002 a 12/10/2002
29/09/2002 a 05/10/2002
22/09/2002 a 28/09/2002
15/09/2002 a 21/09/2002
08/09/2002 a 14/09/2002
01/09/2002 a 07/09/2002
25/08/2002 a 31/08/2002
18/08/2002 a 24/08/2002




Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 Pensar Enlouquece, Pense Nisto (versão original com legendas)
 tudo vai ser DiFeReNtE


Vote Pensar Enlouquece no iBest e faça um Inagaki mais feliz!

Pensar Enlouquece é Top 10 do iBest Blog 2004. Para o alto e avante: clique aqui e me ajude a chegar ao Top 3!