Pensar Enlouquece. Pense Nisto.



O grande teatro do mundo (virtual ou não)

O cotidiano nos torna um pouco esquizofrênicos. Em casa, somos de uma maneira. No ambiente de trabalho, mostramos outra faceta. Com os amigos, afrouxamos as gravatas. No jogo da sedução, tentamos ser mais atraentes do que efetivamente somos. Tantos personagens, carregando um pouco de nós em cada um deles (ou não, como diria o Caetano). Não à toa, autores como Calderón de La Barca, Jorge Luis Borges e William Shakespeare recorrem à metáfora do mundo como um imenso palco no qual todos nós atuamos (alguns mais canhestramente, outros tão exímios na arte de fingir que mal conseguem lembrar como são suas verdadeiras personas).

A Internet nada mais é do que a representação virtual, porém fiel, do teatro do mundo. Sabedora da condição de palco talhado por bits e bytes, a repórter Cindy Wilk escreveu na revista Vip neste mês matéria sobre como os internautas usam o Google para descobrir informações sobre uma pessoa qualquer. A partir desse pressuposto, a reportagem "ensina" como burlar o mecanismo de buscas, construindo para tanto sites de um personagem fictício: Tales Macedo, 28 anos, descrito como "fotógrafo, solteiro e absolutamente cool". Para tanto, criou um blog supostamente descolado, um site de poesias (para mostrar a face "sensível" do rapaz) e um álbum de fotos, que, se visitados por incauto(a)s, em tese encheriam o mailbox com e-mails de interessada(o)s no tal personagem. Uma conclusão um tanto quanto duvidosa, mas enfim: a matéria serve como exercício interessante de ficção.

A seguir, uma historinha para ilustrar este post (que descobri no excelente blog de Antonio Machado). Huang Tzu-Heng, 20, um balconista de loja que vivia em Taiwan, começou a namorar sua colega de classe Hsiao Lan. Embevecido de paixão, Huang, movido por alguma necessidade besta (ah, a estupidez dos apaixonados), decidiu testar a veracidade dos sentimentos da namorada. O rapaz simplesmente teve a pachorra de criar um alter ego com o nickname "Mr. J", e começou a teclar com a menina na Internet. De repente, não mais que de repente, Hsiao se encantou pelo seu amigo virtual. Ao mesmo tempo, omitia sua relação na Web do seu namorado, Huang, que se viu profundamente desgostoso: amantes não deveriam compartilhar todos os seus segredos?

Após algum tempo Hsiao não agüentou mais a situação e abriu o jogo: confessou-se apaixonada por outra pessoa, e propôs o fim do namoro. Huang, rival e traidor de si mesmo, entrou em parafuso e cometeu (outra) tremenda besteira: ateou fogo ao próprio corpo e se matou, deixando duas cartas de suicida. Uma delas, dirigida aos seus pais; a outra, para a ex-namorada. Na carta, Huang escreveu: "Lembra do seu amigo na Internet? Era eu. Mas nunca poderia imaginar que nosso amor chegaria a este fim".

Moral da história? Amar emburrece. Ah sim, e nunca acredite em tudo que lê na Internet. Vai saber se esta não é mais uma lenda urbana...

Escrito por Inagaki às 19h40
[ ] [ envie esta mensagem ]



Clique na foto e leia entrevista com Moacyr Franco, amigo de infância de Rogério Cardoso.Pequeno Mundo (It's a Small World)

Para ser feliz
É preciso ter
Este céu azul
Esta imensidão

É fazer das tristezas
Estrelas a mais
E do pranto uma canção

Há um mundo bem melhor
Todo feito pra você
É um mundo pequenino
Que a ternura fez


Além de ter sido um dos humoristas mais talentosos do Brasil, Rogério Cardoso (1937-2003) é o autor da versão em português de It's a Small World, canção que embalou a infância de muita gente. "Captei vossa mensagem, amado mestre!".

Escrito por Inagaki às 22h48
[ ] [ envie esta mensagem ]



Saia na chuva, Rubinho!

Como bem escreveu Arnaldo Branco, Fórmula 1 é uma caixinha de câmbio de surpresas. Na última semana, Rubens Barrichello apanhou mais que a Helena Rinaldi na novela das oito. Depois de inúmeras especulações da imprensa inglesa e italiana, que diziam que Rubinho perderia sua vaga na Ferrari e seria rebaixado a piloto da Sauber (atualmente uma espécie de "Ferrari-B"), o piloto brasileiro foi chamado de "mercenário" por Bernie Ecclestone, presidente da Associação de Construtores da F-1. Segundo Ecclestone, Rubinho seria um piloto acomodado com o salário milionário que recebe, por demais submisso e simplesmente incapaz de oferecer real combatividade ao seu colega de equipe Michael Schumacher.

Mas o pior estaria por vir. Schumacão, que segundo Galvão Bueno é "amigão" do piloto brasileiro, mal escondeu o riso ao ver Rubinho atolado no primeiro treino de classificação do GP da Inglaterra, na sexta-feira. Depois, questionou sem meias-palavras o papel de Barrichello na equipe, afirmando que Rubens nunca havia lhe ajudado em nada na Fórmula 1. Realmente é muy amigo esse alemão, não? E isso pra não falar na sua falta de memória desgraçada. Mas, como diria o velho deitado, "nada como um dia após o outro com uma noite no meio".

Rubinho, em mais um periférico momento de júbilo permitido pela equipe Ferrari.No sábado, o desprezado brasileiro crava a pole position do circuito de Silverstone, impondo mais de meio segundo à frente de Schumacher, que, ao tentar superar o tempo de Rubens, errou clamorosamente, perdendo o controle do carro e saindo da pista na curva Stowe. Contudo, mais eloqüente que o cala-a-boca de Rubinho foi a expressão de pura decepção solidificada nos rostos de Jean Todt, diretor esportivo, e Ross Brawn, diretor técnico da Ferrari. Será que ninguém na equipe poderia mostrar ao menos um mínimo de felicidade com a belíssima pole conquistada por Barrichello? Enquanto Rubinho acenava solitariamente para as câmeras de TV ao final dos treinos, não pudeza, nunca se despreza". (Guimarães Rosa)

Escrito por Inagaki às 23h34
[ ] [ envie esta mensagem ]



"Redondamente enganado" é uma expressão que me intriga. Tal combinação de vernáculos teria por acaso surgido a partir de uma besteira dita por algum indivíduo em plena fase de crescimento horizontal? Sei lá eu: tergiverso, tergiverso. Mas enfim, o que eu queria dizer é o seguinte: a não ser que eu esteja redondamente enganado, ninguém que assiste a um filme indiano ou sueco leva um saco de pipocas para dentro do cinema. Você já encontrou algum cinéfilo comendo pipocas ou tomando Coca light enquanto assiste a um filme de Bergman, Kiarostami, Yasujiro Ozu ou Tarkóvski? Nem eu.

A partir desta constatação, que fiz enquanto assistia ao último filme de Jim Carrey (não à toa, repleta de espectadores se fartando com guloseimas e refrigerantes), teci a segunte teoria: a quantidade de junk food consumida durante uma sessão de cinema é inversamente proporcional à exigência intelectual da película projetada na tela. Ou seja, quanto mais "denso" for o filme, menor será o consumo de popcorns. Conclusões que fiz a partir deste raciocínio maionésico:

a) pipocas consomem neurônios imprescindíveis para a devida fruição de uma obra mais complexa;

b) se você for um vendedor ambulante, jamais leve seu carrinho de guloseimas para a porta de um cineclube;

c) oras, é por isso que não entendi bulhufas daquele filme do Sokurov. Malditas pipocas!!!

Escrito por Inagaki às 21h40
[ ] [ envie esta mensagem ]



Saia na chuva, Rubinho!

Como bem escreveu Arnaldo Branco, Fórmula 1 é uma caixinha de câmbio de surpresas. Na última semana, Rubee deixar de comparar a situação do brasileiro dentro da Ferrari com o Dedé Santana dentro do grupo Os Trapalhões: uma escada, eterno coadjuvante inserido ali com o único intuito de fazer as "verdadeiras" estrelas brilharem. E que pode, portanto, ser dispensado com um PT SAUDAÇÕES a qualquer momento. Ou seja, exatamente como aconteceu com o pobre Dedé, alijado sem maiores explicações da Turma do Didi.

Quem assistiu à corrida deste domingo sabe bem o que testemunhou: um show de arrojo e pilotagem de Barrichello, que conquistou ontem o primeiro "hat trick" (pole position, melhor volta e vitória em um mesmo GP) de sua carreira. Foi de dar gosto ver Michael Schumacher, o arrogante chucrute voador, queimar gostoso a língua. Outro resultado efetivo da corrida: é provável que a Ferrari proponha nova renovação de contrato ao brasileiro. No entanto, lanço a questão: será que vale a pena Rubens continuar se dedicando a uma equipe que claramente o relega a segundo plano? Ok, se continuar na Ferrari, Rubinho permanecerá em uma escuderia que lhe dá a chance de ganhar corridas. Porém, à base das migalhas deixadas pelo Schumacão; e sem a menor chance de disputar títulos, a não ser que o alemão quebre a perna como em 1999. Isso basta? É bóbvio que não.

O momento ideal para sair da Ferrari é neste ano, inclusive anticipando-se a um já cogitado pé na bunda. Se Barrichello mantiver no restante da temporada o alto nível que exibiu em Silverstone, seu nome estará em alta no mercado e ele poderá sair por cima, inclusive dando-se ao luxo de esnobar os chefões da Ferrari que sempre o viram como um eterno coadjuvante (ou seja, uma espécie de Wilson Grey do automobilismo). O ideal: bandear-se para a Toyota, equipe com um dos quatro maiores orçamentos da categoria, e que já tentou contratá-lo em 2000.

Com o suporte de uma equipe de fábrica, Rubinho poderia fazer o mesmo papel que cumpriu com maestria na Stewart, escuderia que, com apenas três anos de existência (depois foi comprada pela Ford e rebatizada como Jaguar), conseguiu ganhar uma corrida em sua derradeira temporada. Graças, dentre outros fatores, à reconhecida competência que Rubens possui em acertar carros (aliás, não desdenhem da importância que Barrichello teve no tricampeonato de Schumacher de 2000 a 2002). A Toyota é uma aposta de risco médio: já no ano que vem creio que a equipe japonesa, pelos recursos técnicos, humanos e financeiros que mantêm à sua disposição, terá o mesmo status da Renault de agora. Ou seja, o de uma equipe média que começa a competir de igual pra igual com o triunvirato Ferrari/ McLaren/ Williams.

Gil de Ferran, o maior piloto brasileiro que jamais correu na F-1.Quem bem conhece a competência dos japoneses é outro brasileiro: Gil de Ferran, o maior piloto brasileiro que jamais teve a chance de competir em um cockpit de F-1. Com apenas duas temporadas na Indy Racing League, a Toyota fornece os melhores motores da categoria, responsáveis pela mais importante vitória de Gil: as 500 Milhas de Indianópolis deste ano. De Ferran, aliás, é um bom exemplo de um piloto que construiu sua carreira paralelamente à Fórmula 1. Sem chances nas melhores equipes (Gil chegou a ser convidado para correr por escuderias como Lotus e Arrows), o bicampeão da Fórmula Mundial em 2000 e 2001 optou por competir no automobilismo norte-americano, e não fez mal. É uma opção válida: a fim de não se tornar coadjuvante na Europa, Gil preferiu disputar títulos nos EUA. Barrichello não precisa chegar a tanto. Mas, se ainda quiser ser campeão em uma categoria top, precisa se conscientizar: com Schumacher como colega de equipe, raspas e restos são o que lhe restarão. E aí ficará difícil não concordar, mesmo que parcialmente, com a acusação de Ecclestone sobre ser um "mercenário". Afinal de contas, quem não arrisca...

Escrito por Inagaki às 21h09
[ ] [ envie esta mensagem ]



Work in progress

Assuntos dos próximos posts:

- Rubinho, cai fora da Ferrari!
- Amar é construir um labirinto de fora para dentro.
- Pipocas consomem neurônios?

Em breve, inédito e exclusivo, só aqui em Pensar Enlouquece. :)

Escrito por Inagaki às 15h31
[ ] [ envie esta mensagem ]

 
Meu perfil





BRASIL, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Cinema e vídeo, Arte e cultura, Cortázar, Carl Barks, Beatles, Hitchcock
ICQ - 16223430



Meu humor



Histórico
25/01/2004 a 31/01/2004
18/01/2004 a 24/01/2004
11/01/2004 a 17/01/2004
04/01/2004 a 10/01/2004
28/12/2003 a 03/01/2004
21/12/2003 a 27/12/2003
14/12/2003 a 20/12/2003
07/12/2003 a 13/12/2003
30/11/2003 a 06/12/2003
23/11/2003 a 29/11/2003
16/11/2003 a 22/11/2003
09/11/2003 a 15/11/2003
02/11/2003 a 08/11/2003
26/10/2003 a 01/11/2003
19/10/2003 a 25/10/2003
12/10/2003 a 18/10/2003
05/10/2003 a 11/10/2003
28/09/2003 a 04/10/2003
21/09/2003 a 27/09/2003
14/09/2003 a 20/09/2003
07/09/2003 a 13/09/2003
31/08/2003 a 06/09/2003
24/08/2003 a 30/08/2003
17/08/2003 a 23/08/2003
10/08/2003 a 16/08/2003
03/08/2003 a 09/08/2003
27/07/2003 a 02/08/2003
20/07/2003 a 26/07/2003
13/07/2003 a 19/07/2003
06/07/2003 a 12/07/2003
29/06/2003 a 05/07/2003
22/06/2003 a 28/06/2003
15/06/2003 a 21/06/2003
08/06/2003 a 14/06/2003
01/06/2003 a 07/06/2003
25/05/2003 a 31/05/2003
18/05/2003 a 24/05/2003
11/05/2003 a 17/05/2003
04/05/2003 a 10/05/2003
27/04/2003 a 03/05/2003
20/04/2003 a 26/04/2003
13/04/2003 a 19/04/2003
06/04/2003 a 12/04/2003
30/03/2003 a 05/04/2003
23/03/2003 a 29/03/2003
16/03/2003 a 22/03/2003
09/03/2003 a 15/03/2003
02/03/2003 a 08/03/2003
23/02/2003 a 01/03/2003
16/02/2003 a 22/02/2003
09/02/2003 a 15/02/2003
02/02/2003 a 08/02/2003
26/01/2003 a 01/02/2003
19/01/2003 a 25/01/2003
12/01/2003 a 18/01/2003
05/01/2003 a 11/01/2003
29/12/2002 a 04/01/2003
22/12/2002 a 28/12/2002
15/12/2002 a 21/12/2002
08/12/2002 a 14/12/2002
01/12/2002 a 07/12/2002
24/11/2002 a 30/11/2002
17/11/2002 a 23/11/2002
10/11/2002 a 16/11/2002
03/11/2002 a 09/11/2002
27/10/2002 a 02/11/2002
20/10/2002 a 26/10/2002
13/10/2002 a 19/10/2002
06/10/2002 a 12/10/2002
29/09/2002 a 05/10/2002
22/09/2002 a 28/09/2002
15/09/2002 a 21/09/2002
08/09/2002 a 14/09/2002
01/09/2002 a 07/09/2002
25/08/2002 a 31/08/2002
18/08/2002 a 24/08/2002




Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 Pensar Enlouquece, Pense Nisto (versão original com legendas)
 tudo vai ser DiFeReNtE


Vote Pensar Enlouquece no iBest e faça um Inagaki mais feliz!

Pensar Enlouquece é Top 10 do iBest Blog 2004. Para o alto e avante: clique aqui e me ajude a chegar ao Top 3!