Pensar Enlouquece. Pense Nisto.



Ligeirinho, a.k.a. Speedy Gonzalez

Reminiscências


Quando eu era criança, assistia aos desenhos do Ligeirinho e me encantava ao ver aqueles feijões mexicanos que pulavam sozinhos. Uma das maiores frustrações de minha infância foi essa: nunca comi feijões que pulam.

*

Quando eu era criança, me apaixonei irremediavelmente pela Daphne da Turma do Scubidu. Talvez seja essa a razão da minha atração por ruivas, sejam elas pintadas ou não.

*

Quando eu era criança, meu pai dizia que eu devia cuspir longe as sementes de melancia, porque se engolisse uma delas por acidente nasceriam outras melancias dentro do meu estômago. Pensava comigo mesmo: "ué, será que é assim que as mães ficam grávidas?".

*

Quando eu era criança, mantinha sempre os meus olhos atentos ao chão, porque acreditava piamente que um dia encontraria uma lâmpada mágica como a do Aladim. O único problema é que o gênio provavelmente só saberia falar árabe, e eu ficava angustiado pensando em como conseguiria me fazer entender. Aliás, eu tinha na ponta da língua o primeiro pedido que faria ao gênio: "quero que o senhor me conceda mais cinqüenta desejos!".

*

Quando eu era criança, assisti a uma reportagem sobre um tal "morto que riu". A matéria relatava que durante um velório um dos presentes resolveu tirar uma foto do morto dentro do caixão. No entanto quando ele foi revelar os negativos levou o maior dos sustos, porque o morto aparecera sorrindo na fotografia. Até hoje sinto calafrios toda vez que lembro da cara do finado (sim, o Fantástico exibiu o retrato do mesmo no final da matéria).

A propósito, eu também tinha medo de qualquer reportagem apresentada pelo Hélio Costa.

*

Quando eu era criança, acreditava que sempre chovia nos dias de Finados. E que essa chuva era na verdade as lágrimas derramadas pelos mortos que ficavam emocionados ao ver suas famílias visitando (ou não) seus túmulos.

*

Quando eu era criança, não conseguia entender como funciona o tal do Amor (aliás, o adulto aqui continua sem entender patavina nenhuma). Ficava imaginando: "pôxa, mas e se minha alma gêmea morar na Finlândia ou na Nova Zelândia? Como a gente vai fazer pra se encontrar?"

(post inspirado no site I Used to Believe)

Escrito por Inagaki às 22h55
[ ] [ envie esta mensagem ]



Paulo César de Farias, também conhecido como o MESTRE Paulinho da Viola Dia 2 de dezembro é o Dia Nacional do Samba. Fuçando pela Internet, encontrei um texto de Paulo Eduardo Neves, criador da preciosa Agenda do Samba & Choro, explicando o porquê dessa data. Não, não é o dia do nascimento de Noel Rosa, Cartola ou Nélson Cavaquinho, tampouco o dia do lançamento de "Pelo Telefone", considerado o primeiro samba gravado na história, ou da criação de escolas como a Mangueira ou a Portela. Paulo Eduardo explica que a efeméride surgiu pela iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso, o compositor de "Aquarela do Brasil" e "Na Baixa do Sapateiro", que havia visitado Salvador pela primeira vez em 2 de dezembro.

A data não é tão celebrada como se deveria. Afinal de contas, samba é o gênero musical que identifica, imediatamente, nossa Terra Brasilis em qualquer canto deste planeta? Mas enfim, este blog gostaria de marcar a data transcrevendo uma letra (porque, oras, blog que se preza publica uma letra de música pelo menos uma vez na vida) composta por um dos maiores representantes do gênero em todos os tempos: mestre Paulinho da Viola. Registrada no álbum "Eu Canto Samba", de 1989, "Quando Bate uma Saudade" é uma pequena obra-prima que retrata o momento da criação do artista.

Quando Bate uma Saudade (Paulinho da Viola)

Vem, quando bate uma saudade
Triste, carregado de emoção
Ou aflito quando um beijo já não arde
No reverso inevitável da paixão
Quase sempre um coração amargurado
Pelo desprezo de alguém
É tocado pelas cordas de uma viola
É assim que um samba vem

Quando um poeta se encontra
Sozinho num canto qualquer do seu mundo
Vibram acordes, surgem imagens
Soam palavras, formam-se frases

Mágoas, tudo passa com o tempo
Lágrimas são as pedras preciosas da ilusão
Quando surge a luz da criação no pensamento
Ele trata com ternura o sofrimento
E afasta a solidão (Mas vem...)


Escrito por Inagaki às 01h32
[ ] [ envie esta mensagem ]



Minha caixa postal constantemente recebe piadas velhas, anúncios bizarros versando sobre itens como produtos contra calvície, rações para gado ou cursos de conserto de celulares, cartas "dramáticas" oriundas de diplomatas nigerianos ou professores cubanos, attachments de Power Point com mensagens "edificantes" ou aqueles malfadados kits sobre como se tornar milionário sem sair da minha casa. Diante desse cenário desgracento, não é de se admirar uma notícia dessas: spam pode consumir até 35% da banda de internet do Brasil em 2003. Ah crianças, quando é que vocês vão aprender que o único spam do bem é o Spam Zine? =^) A todos que compartilham da minha indignação, recomendo fortemente uma visita ao Museu do Spam, criado com o intuito de descobrir as razões do excêntrico comportamento que faz dos spammers seres tão esclarecidos quanto asnos, mulas, pedras e dançarinas de grupos de pagode.

Contudo, faço uma ressalva àqueles que costumam repassar e-mails com fotos de crianças que desapareceram. Da próxima vez que você receber uma mensagem do tipo, dê um toque ao remetente: o Ministério da Justiça criou o site da Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. Muito mais eficiente do que enviar a mesma mensagem para seu grupo de contatos será o cadastro de cada vítima nesta página. De quebra, você estará ajudando a poupar a paciência e a conexão à Internet de seus amigos e conhecidos. ;^)

Escrito por Inagaki às 00h49
[ ] [ envie esta mensagem ]





Já se tornou chavão, no universo da bloglândia tupiniquim, escrever posts com palavras chamativas a fim de aumentar o número de acessos e tapear os punheteiros de plantão. Basta publicar uma frase do tipo "Syang nua, pelada, desnuda e sem roupa na Playboy, Sexy e Vip junto com Kelly Key, Sandy, Daniela Cicarelli e Suzane von Richthofen praticando barebacking na festa da FGV ouvindo mp3 com mensagens subliminares do Ragatanga satânico do Rouge no cafofo do Big Brother", e pronto: o número de visitantes do seu blog aumentará mais que os índices da inflação.

Parece piada, mas não é. Outro dia entraram neste blog com a seguinte pesquisa no Google: "quero a playboy da lidia brondi e também a da luciana vendramini". Não duvido que haja internautas que façam pesquisas com termos como "caro Google será que você poderia me informar onde eu acho fotos da Scheila Carvalho de calcinha", e outras bizarrices do tipo. Sábias foram as palavras de Albert Einstein: "apenas duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, e eu não estou seguro quanto à primeira".

É pra rir ou pra chorar? Um artigo de Marinilda Carvalho, publicado no Observatório da Imprensa, prova que talvez seja necessária a implantação de um novo curso nas faculdades de Comunicação: Pesquisas Avançadas na Internet. O texto transcreve alguns dos pedidos mais esdrúxulos que a redação do Observatório recebeu nos seis anos de existência do site. É uma verdadeira mostra da cara-de-pau e da indulgência de alguns estudantes que, em vez de fazerem pesquisas de verdade, têm a desfaçatez de pedir para que mandem tudo mastigado no conforto de seus lares. O que dizer, por exemplo, de um internauta que manda um e-mail com esse pedido:

"Estou fazendo um ensaio sobre a influência das variações na economia sobre o acesso público à informação, e como isso é utilizado para se restringir decisões políticas a ambientes restritos. Um golpe na democracia, para ser mais breve. Gostaria que me indicassem sites, articulistas, textos, e, se fosse possível, artigos do próprio Observatório, que poderiam ser enviados por e-mail. Tudo que for relacionado, até charges e músicas, será de grande valia. Agradeço antecipadamente."

Mas há mais aberrações:

"Boa tarde. Gostaria de saber algumas coisas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922. 1) Por que surgiu o movimento. 2) Quem participou. 3) O que o movimento trouxe para os nossos dias. Gostaria muito da ajuda de vocês, pois este é um ensaio para a faculdade e preciso entregar até sexta-feira. Fico muito agradecido. Aguardo respostas. Um grande abraço."

Não cheguei a tal ponto, mas já recebi e-mails com pedidos esdrúxulos. Quando "Pensar Enlouquece" foi citado no Blogs of Note, mandara/>Em tempo: Pensar Enlouquece está entre os cinco mais votados do Prêmio iBest Blog (a votação vai até dia 26 de fevereiro), e eu preciso do seu voto para ganhar uma graninha honesta e fazer com que minha conta bancária, que anda sempre "naqueles dias" (só no vermelho), saia do negativo finalmente. Clique aqui para dar aquela forcinha amiga. :) De quebra, todos os participantes da votação concorrerão ao sorteio de um Citroen Xsara Picasso. Na pior das hipóteses, se o meu blog não faturar esse prêmio, ao menos você daria uma carona para mim depois? =)

Escrito por Inagaki às 02h55
[ ] [ envie esta mensagem ]





Já se tornou chavão, no universo da bloglândia tupiniquim, escrever posts com palavras chamativas a fim de aumentar o número de acessos e tapear os punheteiros de plantão. Basta publicar uma frase do tipo "Syang nua, pelada, desnuda e sem roupa na Playboy, Sexy e Vip junto com Kelly Key, Sandy, Daniela Cicarelli e Suzane von Richthofen praticando barebacking na festa da FGV ouvindo mp3 com mensagens subliminares do Ragatanga satânico do Rouge no cafofo do Big Brother", e pronto: o número de visitantes do seu blog aumentará mais que os índices da inflação.

Parece piada, mas não é. Outro dia entraram neste blog com a seguinte pesquisa no Google: "quero a playboy da lidia brondi e também a da luciana vendramini". Não duvido que haja internautas que façam pesquisas com termos como "caro Google será que você poderia me informar onde eu acho fotos da Scheila Carvalho de calcinha", e outras bizarrices do tipo. Sábias foram as palavras de Albert Einstein: "apenas duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, e eu não estou seguro quanto à primeira".

É pra rir ou pra chorar? Um artigo de Marinilda Carvalho, publicado no Observatório da Imprensa, prova que talvez seja necessária a implantação de um novo curso nas faculdades de Comunicação: Pesquisas Avançadas na Internet. O texto transcreve alguns dos pedidos mais esdrúxulos que a redação do Observatório recebeu nos seis anos de existência do site. É uma verdadeira mostra da cara-de-pau e da indulgência de alguns estudantes que, em vez de fazerem pesquisas de verdade, têm a desfaçatez de pedir para que mandem tudo mastigado no conforto de seus lares. O que dizer, por exemplo, de um internauta que manda um e-mail com esse pedido:

"Estou fazendo um ensaio sobre a influência das variações na economia sobre o acesso público à informação, e como isso é utilizado para se restringir decisões políticas a ambientes restritos. Um golpe nm-me mensagens solicitando que eu elaborasse templates, isso para não falar na famosa "troca de links para mútua divulgação", e até mesmo a redação de posts que chamassem a atenção do tal "Blogger Man". Como diria o Bussunda, "fala sério!!!".

Ainda é possível se surpreender com a humanidade?

Escrito por Inagaki às 13h06
[ ] [ envie esta mensagem ]



Confira o site oficial do MELHOR time do país. Nasci em Campinas, em 27 de julho de 1973. Mas me mudei cedo de lá, com poucos meses de idade. Da cidade, guardei apenas um vínculo: minha torcida pelo Guarani. Que nasceu quando, em 1978, vi na televisão um time do interior surrar todas as equipes consideradas "grandes" com um futebol alegre e ofensivo. Por uma feliz coincidência, esse time era da minha cidade natal. Batata: foi amor à primeira vista.

Como vocês sabem, amor não se escolhe; simplesmente acontece. Aconteça o que acontecer, serei Bugrão até a morte. Eu sei que meu time de coração não tem a mesma estrutura, tampouco o mesmo orçamento das "grandes" agremiações do futebol canarinho. No entanto, mesmo com as limitações, insiste em incomodar a "elite" formando equipes vencedoras, e revelando inúmeros talentos para a Seleção Brasileira, como Careca, Amoroso, Evair, Amaral, Luisão, Júlio César, João Paulo, Mauro Silva, Flamarion e Neto. Meu Bugrão permanece sendo o único clube do interior que foi campeão brasileiro (1978), além de ter conquistado a Taça de Prata (1981), a Taça dos Invictos (1970), a Taça São Paulo de Júniores (1994) e o bicampeonato da Copa Toyota de Futebol Juvenil no Japão (2001/2002). Também bateu recordes que perduram até hoje, como a de melhor ataque em campeonatos brasileiros (em 1982 o ataque formado por Lúcio, Jorge Mendonça, Ernani Banana e Careca fez 63 gols em 20 jogos - média de 3,15 gols por partida) e vitórias consecutivas (doze, em 1978).

Ok, nem de longe dá para comparar as conquistas do Guarani com as de outras equipes como Flamengo, São Paulo, Cruzeiro e Grêmio. Mas é como eu disse: amor não se escolhe, tampouco se explica. Não me venham com argumentações a respeito de títulos, plantel, patrocínios, tamanho da torcida ou infra-estrutura. O meu time é o melhor de todos, e pronto. Será o único representante alviverde do futebol paulista na 1a. divisão em 2003. Ah, e está disputando as finais dos campeonatos paulistas de juvenis e júniores, revelando, como sempre, novos talentos.

Eu sofro, mas sou feliz. Sim: sou BUGRÃO, com todo orgulho e amor.

Escrito por Inagaki às 11h49
[ ] [ envie esta mensagem ]

 
Meu perfil





BRASIL, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Cinema e vídeo, Arte e cultura, Cortázar, Carl Barks, Beatles, Hitchcock
ICQ - 16223430



Meu humor



Histórico
25/01/2004 a 31/01/2004
18/01/2004 a 24/01/2004
11/01/2004 a 17/01/2004
04/01/2004 a 10/01/2004
28/12/2003 a 03/01/2004
21/12/2003 a 27/12/2003
14/12/2003 a 20/12/2003
07/12/2003 a 13/12/2003
30/11/2003 a 06/12/2003
23/11/2003 a 29/11/2003
16/11/2003 a 22/11/2003
09/11/2003 a 15/11/2003
02/11/2003 a 08/11/2003
26/10/2003 a 01/11/2003
19/10/2003 a 25/10/2003
12/10/2003 a 18/10/2003
05/10/2003 a 11/10/2003
28/09/2003 a 04/10/2003
21/09/2003 a 27/09/2003
14/09/2003 a 20/09/2003
07/09/2003 a 13/09/2003
31/08/2003 a 06/09/2003
24/08/2003 a 30/08/2003
17/08/2003 a 23/08/2003
10/08/2003 a 16/08/2003
03/08/2003 a 09/08/2003
27/07/2003 a 02/08/2003
20/07/2003 a 26/07/2003
13/07/2003 a 19/07/2003
06/07/2003 a 12/07/2003
29/06/2003 a 05/07/2003
22/06/2003 a 28/06/2003
15/06/2003 a 21/06/2003
08/06/2003 a 14/06/2003
01/06/2003 a 07/06/2003
25/05/2003 a 31/05/2003
18/05/2003 a 24/05/2003
11/05/2003 a 17/05/2003
04/05/2003 a 10/05/2003
27/04/2003 a 03/05/2003
20/04/2003 a 26/04/2003
13/04/2003 a 19/04/2003
06/04/2003 a 12/04/2003
30/03/2003 a 05/04/2003
23/03/2003 a 29/03/2003
16/03/2003 a 22/03/2003
09/03/2003 a 15/03/2003
02/03/2003 a 08/03/2003
23/02/2003 a 01/03/2003
16/02/2003 a 22/02/2003
09/02/2003 a 15/02/2003
02/02/2003 a 08/02/2003
26/01/2003 a 01/02/2003
19/01/2003 a 25/01/2003
12/01/2003 a 18/01/2003
05/01/2003 a 11/01/2003
29/12/2002 a 04/01/2003
22/12/2002 a 28/12/2002
15/12/2002 a 21/12/2002
08/12/2002 a 14/12/2002
01/12/2002 a 07/12/2002
24/11/2002 a 30/11/2002
17/11/2002 a 23/11/2002
10/11/2002 a 16/11/2002
03/11/2002 a 09/11/2002
27/10/2002 a 02/11/2002
20/10/2002 a 26/10/2002
13/10/2002 a 19/10/2002
06/10/2002 a 12/10/2002
29/09/2002 a 05/10/2002
22/09/2002 a 28/09/2002
15/09/2002 a 21/09/2002
08/09/2002 a 14/09/2002
01/09/2002 a 07/09/2002
25/08/2002 a 31/08/2002
18/08/2002 a 24/08/2002




Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 Pensar Enlouquece, Pense Nisto (versão original com legendas)
 tudo vai ser DiFeReNtE


Vote Pensar Enlouquece no iBest e faça um Inagaki mais feliz!

Pensar Enlouquece é Top 10 do iBest Blog 2004. Para o alto e avante: clique aqui e me ajude a chegar ao Top 3!